V. Rendezvous

I. Bordel, o sonho de Marlene.

A melhor é a mulher mineira de nome Marlene Baeta. Sonhava em transformar sua casa, uma casa de engenheiro, num bordel. O marido não admitia, mas ela não arredava o pé. Achava que poderia ganhar o seu dinheiro para sobreviver, ela dizia que “... a casa é grande, é de madeira, fica bonita...”.  Ela sempre caminhava, casa adentro, mostrando detalhes decorativos que poderiam ser feitos na residência e falava muito. “... Aqui colocaremos um sofá redondo, vermelho, um tapete oriental e quadros, muitos quadros de madonas, aquelas pinturas italianas, cortinas finas e transparentes de cor ferrugem, vermelha, amarela e mostarda com tecidos finos e sombra para dar discrição ao lugar. Naquele canto, um pequeno bar, com algumas cadeiras, vasos de murano, muitos vasos de cristal murano com flores, flores variadas como rosas, cravos, lírios de variadas cores e tamanhos. Naquele outro canto colocaremos um vaso com plumas colhidas na Serra do Mar. Música ambiente é importante, poltronas bergère, são super confortáveis. Ao lado, podemos colocar escarradeiras de porcelanas alemãs, cadeiras Thonet, as verdadeiras austríacas que tantas existem por aqui, além de chapeleiras. Naquele canto uma pequena mesa redonda, com a toalha de feltro cor de vinho com flores costuradas de várias cores que a minha tia lá de Minas Gerais borda. Acima da mesa a gente coloca uma Bíblia Sagrada, aberta e um terço - é bom para dar-nos força e apoio espiritual, eu sou uma mulher religiosa...”. ”... Farei um cartão de visitas com desconto para funcionários públicos, há muitos por aqui. Será uma Casa da Luz Vermelha, todos pensavam.



II. Sexo consagrado, harmônico, cósmico...

Tentava explicar para o marido como deveria ser a pratica do sexo: “olha... o sexo será correto, sem exagero, sem excessos. Não haverá nenhuma intenção além do sexo comum e básico. Será consagrado, uma relação espiritual além da física, resultando num equilíbrio de energias. Uma união de corpos físicos com a espiritualidade de cada um dos envolvidos, como um verdadeiro matrimônio e com total equilíbrio entre os interessados durante o ato. Haverá uma grande qualidade da energia, será a consagração do fogo sagrado, não haverá perda de energia vital. Tudo será de forma equilibrada e elevada com o objetivo de se avançar na espiritualidade, pois o sexo acarreta a total harmonia espiritual, emocional e física. O sexo é sagrado, é cósmico... não será a prática do sexo periférico e sim o sexo com amor, o sexo na sua mais integra pureza”, insistia a mulher.

“Não, não, não e não...”, a resposta do marido era “... não...”. Então ela foi embora, voltou para Minas Gerais e teve que fazer uma mudança às pressas. Como não existia ônibus direto, conseguiu se encaixar numa excursão para Belo Horizonte, dessas que tem uma vez por ano.

Ela entrou no ônibus levando uma cama desmontada, muitas sacolas de roupa, um criado mudo e outras tralhas. É normal pessoas usarem esse tipo de transporte turístico para fazer mudanças para outros estados, como se fossem fazer uma excursão de férias, só que não voltam. Não existe alternativa por perto para viagens longas e esse tipo de viagem turística é para mascarar um tipo de transporte comum, não oficial, alternativo.

      

III. O marido Waldemar Baeta e sua taberna

Marlene, que tinha muito bom gosto, saiu dizendo que ninguém seria feliz naquela casa. Que o marido Waldemar Baeta era maconheiro e que sua mãe que não tinha uma língua, mas uma metralhadora bucal: ela não gospia saliva, mas atirava balas mortais para todos os lados. Waldemar é um comerciante dono de uma taberna feita inteirinha de madeira. Mesas e bancos tambem em madeira, vinho servido em canecas de estanho, pão fresco... grandes pães cortados na mesa e comidos com manteiga acompanhando o vinho. Uma maravilha, que vem da Idade Média e ainda é servido hoje por aqui.

Um vidro com pimentas e outras misturas estão sempre à disposição nas mesas, pois costumam servir grandes fatias de carne de picanha e outras carnes mal passadas. Essa mistura de pimenta é conhecida como pimenta salamandra e quem nos informa a receita é o próprio Waldemar Baeta em seus momentos de lucidez, ou seja, quando não está alcoolizado ou drogado: “... Coloquem num pote de vidro: pimenta malagueta, dentes de alho, azeitonas pretas sem o caroço, azeitonas verdes também sem os caroços, cebolinhas francesas, champions, alcaparras e acrescente uma xícara bem cheia de azeite extra-virgem e deixe curtir. Com pão é muito apreciado, pode-se usar também no tempero de outros pratos, para quem gosta de comida forte é bom...”, dizia Waldemar.

A mãe de Waldemar, Dona Apeniana Baeta, é muito conhecida pelas suas observações apocalípticas que faz do lugar e das pessoas. É dessas mulheres que tem cara de cachorro louco, meio-animal, meio-humano, não tem uma boca e sim uma arma de maldade. Quando soube da historia da nora querer montar um bordel, não teve breque na língua. Afirmava categoricamente, sem dó, a todos os moradores que encontrasse: “... Onde já se viu! A infeliz da minha nora é uma desvairada, quer montar uma casa de tolerância aqui, vocês acham? Será um lugar de culto a Satanás, transformando aqui numa filial de Sodoma e Gomorra.”

  

IV. Apocalipse de Dona Apeniana, a sogra

“... Tenho certeza que ela deverá estar presente durante o começo do fim do mundo, pois claro, se iniciará aqui. Será anunciado por anjos tocando trombetas, o som será melodioso, agradável e se intensificará até tornar-se forte, assustador enlouquecendo a todos.

Quando este vulcão aqui em que vivemos em cima, entrar em erupção haverá uma chuva de pedras e cinzas. A lava formará uma camada de vários metros de altura com pedras incandescidas, queimando a todos. Espalhará uma onda de calor, deixará queimaduras na pele até nos que estiverem fugindo, mesmo a quilômetros de distância. Todos sofrerão, muitos morrerão queimados e asfixiados, corpos ficarão petrificados ou reduzidos a pó.  Isso é a conseqüência do juízo final dos homens e mulheres.

As montanhas serão derretidas pelo fogo ou flutuarão. A Vila será coberta por um mar de lava, as edificações em madeira se incendiarão. Todos os mortos ressuscitarão e os vivos que ainda restarem terão que atravessar o mar de lava, descalços. Os puros sobreviverão, pois não se queimarão e os impuros afundarão.

Deus, o honrorabilíssimo, julgará a todos - os mortos e os vivos. Os  pecadores arderão em chamas, mas ainda poderão se arrepender pelos seus pecados ou por sua impureza - do contrário continuarão ardendo no inferno, que é o lugar deles. 

Tudo acontecerá no inverno. Um cão que havia sido abandonado na estrada por uma família de classe média de Santo André, se transformará em cachorro demoníaco, um Cérbero. Uma serpente emergirá do fundo do Oceano Atlântico. Virá de Santos, subirá a Serra do Mar e será trazida no ar pela neblina para destilar veneno.

Os justos e puros serão enviados aos céus.”



V. Monstros e o Novo Mundo

“... Descerão leões com asas de águia, leopardos com 4 cabeças e 4 asas de aves além de  um monstruoso tiranosauro. Este soltará fogo pela boca, comerá, triturará e esmagará a todos com suas gigantes patas, enquanto defecará tudo que come, urinando por cima de tudo. Pelo caminho que passa deixará um horripilante cheiro de enxofre, merda, ossos e cabelos queimados.

O céu se partirá e estrelas se quebrarão. O Sol perderá a luz, a Lua perderá o brilho e se apagarão como lâmpadas. Será o grande momento do Deus Trovão enraivecido pelo pecado e pelo desrespeito ao meio ambiente causado pela ambição humana e pelo capitalismo desenfreado. Não sobrará nada. Será o fim dos tempos...” discursava a maligna mulher.

“De repente do ar, ouvirão uma voz: após todos esses acontecimentos, sobrará um casal, que fará o renascer do Novo Mundo dando continuidade a partir do zero... uma nova consciência aos sobreviventes e a felicidade reinará... a caminho da 4ª dimensão”.

“...O final dos tempos se transformará num Novo Mundo, de paz e felicidade. O demônio será definitivamente derrotado e os satanistas viverão no seu devido lugar, nas trevas. Aqui se instalará o Reino Celeste e o mundo renascerá, pois o céu se derramará sobre a terra, tornando um só espaço. Finalmente o sofrimento desaparecerá, não haverá mortes, a liberdade reinará. Os políticos corruptos padecerão fora daqui para pagar o que devem, os preconceituosos que não aceitam nada do que não se identificam entrarão em processo de conscientização através de estudos e refletirão sobre suas atitudes limitadas que se consideram donos da verdade. Os pagãos refletirão sobre seus valores passando a ter novos valores relacionados à importância da vida e da espiritualidade”.



VI. O novo patrimônio cultural

“... O diabo será dissolvido pelas nuvens do céu que derramarão a felicidade. Reaparecerá assim o pensamento livre, despojado de qualquer dogma religioso que limita o homem, abrindo o coração de cada um para sua total liberdade. Serão homens ávidos. O sofrimento da morte será gradualmente eliminado. Ninguém mais morrerá para pagar vidas passadas, pois será uma só vida em sua eternidade miscigenada ao passado, presente e futuro. Depois da luta alegórica entre as forças da luz e das trevas, resultará o triunfo do bem sobre o mal. As escrituras virão à tona conscientizando todos os que serão felizes, materialmente e imaterialmente,  os físicos e extra-físicos viverão para sempre ao lado de Deus, do absoluto do altíssimo...”.

“... Os espíritos aprenderão a trabalhar entre uma vida eterna. O trabalho justo e dignificante permanecerá para todos com a criação de novas cidades e nova arquitetura. Terão como destaques e conservarão histórica de suas memoráveis construções. A preservação da cultura será desenvolvida como um processo da evolução humana resultando em um novo comportamento social versus cultural. As grandes edificações relacionadas a historia ou a memória dos humanos serão preservadas, assim como os bens materiais, as obras de arte, os monumentos. Todo o patrimônio tangível e intangível será salvo e eternizado deixando assim as marcas de vidas passadas do trabalho humano, comprovando o avanço dos homens aqui deste planeta. A nova criatividade será estimulada para uma maior produção material sem fins lucrativos, tornando a criatividade artística e estética um grande dom dos homens em geral. O dinheiro será enviado pelo Universo, sem limite financeiro, basta merecê-los. A boa saúde física e emocional será ampliada”.



VII. Nova política e novo urbanismo

”... Os ministros e políticos do bem sobreviverão. A paisagem urbana das cidades permanecerá como exemplares da mão de obra humana material e natural na luta pelo conforto que o homem sempre buscou em conciliação com a natureza e meio-ambiente. A sobrevivência e a imortalidade serão o conceito da vida em uma forma física e espiritual infinita. Haverá vasta negação da mortalidade com a formação de uma vida humana interminável... eterna. Será a vida do presente que manterá um pensamento consciente, infinito de luz e felicidade.

O mundo será luminoso e profícuo. Haverá um melhor aproveitamento do tempo, pois no mundo sideral, o tempo não existe. Todos num eterno presente caminharão na crosta terrestre planetária e viajarão para dentro de todos em busca do autodescobrimento. Todos conhecerão a si próprios e serão conduzidos ao verdadeiro papel de cada um, numa só totalidade.

Teremos a busca de amor para nós mesmos e para os outros. Viajaremos de forma física e não física para outros planos e dimensões, planetas e estrelas, formando assim um só Universo harmonioso.

Estaremos libertos de provações e sofrimentos, tentações e perseguições. Nunca mais teremos fome, sede, calor demais ou frio demais. Teremos um clima equilibrado, temperado, tropical e conduzidos pela água diamante que nos dará saúde física e equilíbrio emocional. Afinal é a água que abre o canal de comunicação com o Divino.



Teremos comunhão eterna e ininterrupta com Deus. Seremos poupados da competição da sociedade e do trabalho pesado... da tristeza, depressão, dor... angustia mental, pecado e solidão. Não haverá mais egocêntricos, hipócritas, ambiciosos.

Ouviremos musicas gloriosas tocadas e cantadas por cantores e cantoras de grande talento. Teremos coros, bandas, orquestras, hinos cantados por anjos e por gente comum... eventos em ruas das grandes cidades e em espaços naturais. Finalmente, ouviremos a música que toca no Universo e que não conseguimos ouvi-la. Nossos ouvidos se abrirão, aumentando nossa sensibilidade, para ouvir esses tons de sinos, órgãos e corais.”

   

VIII. Anjo de cabelos encaracolados e enruivados

“O céu é o lugar da habitação, do descanso de Deus, da cidade, da pátria. Aqui será o reflexo desse derramamento do céu sobre a terra. O céu é uma realidade espacial que juntamente com todas as estrelas e planetas existentes no Universo celebrarão festas de agradecimentos e de vitórias. O céu é o espaço que move os astros e a morada de Deus, a nossa morada, pois somos parte dele.

Nunca teremos fome nem sede, não ficaremos doentes, não mais morreremos, pois gozaremos de felicidade e prazeres eternos. Uma verdade cristocêntrica, deuscêntrica, universalcêntrica, cosmocêntrica.  Pois as coisas de cima estarão sobre nós, passaremos da morte para a vida celestial material e imaterial. Focalizando todos os nossos desejos e pensamentos no céu, pois ele tornará a nossa natureza celestial. Nós, os imortais eternizados, contemplaremos as maravilhas do criador. E todas as faculdades se desenvolverão ampliando nossas capacidades intelectuais para novos conhecimentos que não esgotarão nossas energias. Alcançarão planetas e mundos diferenciados e habitados por extraterrestres e outros seres viventes do Universo.  

Olharemos para a criação das estrelas, dos sistemas planetários que emanam vida, luz e alegria do espaço infinito. Admiraremos todos os prazeres da vida material e imaterial dos seres animados e inanimados fundidos num só espaço, pois Deus é amor.”

Quem disse tudo isso foi um anjo, de cabelos encaracolados arruivados, vestido de branco. Passava perto das mulheres que, ao verem e ouvi-lo, emudeciam e caminhavam cada uma para sua casa.

Ainda bem... aquela conversa furada delas estava indo longe demais.





XIX. GLOSSÁRIO

Absoluto: principio de causa, de tudo que existe, noção vazia do sentido, um circulo sem fim o supra, essência do humano. Deus.

Água Diamante: água resultante de pesquisas (sobre ciência, números, música) transformado-a num produto que contem altas energias. Ao ser ingerida deve-se verbalizar os desejos e conflitos, que serão registrados no universo e resolvidos. Considerado um produto de comunicação entre o homem e Deus.

Alcaparra: arbusto originário do Mediterrâneo. O botão da flor é utilizado como ingrediente culinário. Em vinagrete é considerado estimulante do apetite. Na antiga Grécia, era reconhecido como calmante. Suas folhas sãs grandes e arredondas e o seu arbusto costuma atingir até um metro e meio de comprimento. Utilizado na elaboração de molhos em diversos pratos de carne, peixes, bacalhoadas e outros frutos do mar.

Altíssimo: divindade. Deus supremo.

Ambicioso: pessoa que sempre quer mais, ávida, cobiçosa.

Anjo: criatura celestial superior aos homens. Mensageiro de Deus representado com asas de pássaros e auréola. Dependendo da religião tem outras representações, outras denominações e podem ser bons ou maus.

Asas de Águia: asas consideradas excepcionais com envergadura de uma a outra que pode chegar a 2,5 m de comprimento, representam a força e o poder. A águia, símbolo de muitas nações, dos poderosos e dos invencíveis. Como uma ave de rapina simboliza a grandeza e majestade.

Azeite extra-virgem: óleo retirado de azeitonas verdes prensadas a frio. Azeitona é um fruto advindo da oliveira. O seu azeite é um produto alimentar, utilizado como tempero, pois é rico em sabor e energia. É purificador e benéfico à saúde do homem. É um alimento muito antigo, a oliveira é anterior ao aparecimento do homem. Utilizado há mais de 6.000 anos para várias funções, como protetor contra o frio e enfrentamento de batalhas, onde a pessoa se untava. Usado também como medicamento para suavizar a dor e cicatrização de feridas, perfume e para massagear o corpo depois do banho. Combustível para iluminação, lubrificante e impermeabilização de tecidos e até como lubrificante intimo. Produto de grande comércio entre negociantes em várias partes do oriente e ocidente. A oliveira representa em alguns povos e religiões símbolo de sabedoria, paz, abundancia e glória. Considerado uma dádiva de Deus, representa o Espírito Santo. Foi também usado para consagração de sacerdotes e utilizado em sacrifícios. Usado para o perdão de pecados e oferendas e para várias outras festividades e cerimônias. Representa o sentimento de alegria. Sua falta denuncia a tristeza e humilhação.

Azeitona Preta ou Verde: fruto conhecido como verde-oliva, nascido da oliveira, uma árvore pequena do Mediterrâneo que tem grande importância agrícola, que pode ser transformado em óleo de oliva. O fruto é de coloração que varia do verde aos tons acinzentados, dourado, castanho–claro, roxo ou preto, que já é um estado de maturação. Quanto mais escuro, mais tempo permaneceu no pé. Utilizado como aperitivo, petisco, tempero e em pratos como carnes, massas, saladas, bacalhoadas e outros.

Autoconhecimento: conhecimento de si mesmo, fruto da introspecção que dá acesso aos próprios pensamentos e reconhecimento pessoal de uma maneira que os outros não conhecem. O autoconhecimento é uma realização que traz saúde e liberdade, refletindo e interpretando a si mesmo e intensificando uma auto-crítica.

Ávido: ambicioso, pessoa que sempre quer mais, cobiçosa.



Belo Horizonte: cidade do Brasil, capital do Estado de Minas Gerais, está ocalizada em área constituída de morros e baixadas. Planejada como capital política e administrativa, foi projetada pelo Engenheiro Aarão Reis, no final do século XIX. Possui quarteirões em medidas regulares entrecortadas por ruas e cortadas por avenidas em diagonal, acrescida por outra via que contorna o seu perímetro.

Bíblia Sagrada: texto religioso de valor sagrado, venerado, ou seja, digno de respeito e devoção espiritual. Contendo interpretação da formação do mundo e nascimento do homem. Narrada pelos homens com inspiração divina utilizada para orientação doutrinaria.

Bordel: do francês bord’elle, redução da frase “jê vais au bord’elle” traduzido como “eu vou à beira dela”. Na verdade a frase se refere a ir à margem do Rio Sena, área onde se localizavam os prostíbulos em Paris. Também conhecido como Zona, Casa da Luz Vermelha (denominação conhecida principalmente no Brasil em literatura, novelas, etc.). Local onde se pratica sexo com alguém em troca de dinheiro. Prostituição, meretrício considerado ilegal na maioria dos países.

Breque: frear, acionar os freios. Fechar a boca, parar de falar.



Cachorro Demoníaco: é um cão com mais de uma cabeça responsável pela entrada do Reino Subterrâneo dos Mortos. Deixa as almas entrar, recebendo com festas quem passa pela Porta de Diamantes, porém não deixa nenhuma alma sair, despedaçando-as quem tentar. Também conhecido como Cérbero. Para acalmá-lo deve lha dar bolo de farinha integral e mel que os parentes costumam deixar nos túmulos de seus mortos.

Receita de bolo com farinha integral e mel (ingredientes): 01 ovo, 04 colheres de leite, 03 colheres de sopa de manteiga, 03 colheres de mel, 01 colher de sobremesa de fermento em pó, 03 colheres de farinha de trigo integral.

Modo de preparo: com um garfo, bata o ovo na xícara e vá acrescentando os ingredientes, misturando-os levemente. Coloque no micro-ondas por três minutos na potencia máxima. Tipo cup-cake.

Cadeira Thonet: é o modelo de cadeira de Bentwood, popularmente conhecida como cadeira austríaca, muito utilizada no Brasil no final do século XIX. Tornando-se uma marca de pessoas abastadas. Tem acento de palhinha indiana e estrutura recurvada. Foi graças ao invento do austríaco Michael Thonet (1796-1871), industrial e construtor de móveis, que em 1860  inventou uma máquina para fabricar móveis de madeira curvada, especialmente as cadeiras. São vários modelos de cadeiras com encosto de madeira recurvada com ou sem braços, individuais ou poltroninhas. Desenvolveram uma série de modelos que foram exportados para vários países, principalmente países colonizados por ingleses. Atualmente também são fabricadas no Brasil de forma muito fiel às originais.

Cartão de visitas: pequeno cartão, geralmente de papel, mas podem ser elaborados com outros materiais com certa durabilidade, como metal, plásticos, PVC, etc. O cartão contem dados como nome da pessoa ou da incorporação ou da empresa ou do serviço publico,  cargo, endereço, número de telefones, e-mail e tem como função divulgar, fazer propaganda de determinado negocio ou de determinado profissional.

Casa de Engenheiro: tipo de residência que dentro de uma hierarquia empresarial, segue-se uma hierarquia de habitação, que depende de cargo ou situação social, como profissionais, casais operários, casais com um filho.

Casa de Tolerância: também conhecido como Zona, Casa da Luz Vermelha (denominação utilizada no Brasil em literatura, novelas, etc.). Local onde se pratica sexo com alguém em troca de dinheiro, prostituição. Meretrício considerado ilegal na maioria dos países.

Casal: dupla de pessoas ou animais, par.

Cebolinha: planta originária da Europa, que se desenvolve em tufos densos, constituída de folhas verdes escuras, roliças que atingem no máximo 30 cm. As folhas frescas têm um agradável e suave sabor de cebola. Costumam ser utilizadas em saladas cruas, pastas de ovos e queijos, omeletes e muitos outros quitutes.

Cérbero: ver item Cachorro Demoníaco.

Céu: espaço infinito onde se movem astros e estrelas. Nos envia 10% da luz, brilha como resultado da difusão da luz do sol pelas moléculas na atmosfera. A dispersão da luz na atmosfera é a razão pela qual o céu é azul. O céu azul representa os cenários da vida além da matéria, sendo tema de muitas expressões, principalmente da Igreja Católica relacionada à riqueza da vida após a morte e o paraíso que pode ter como fundo o azul ou dourado.

Cinzas: resultante dos resíduos do fogo em contato com madeira, pedras ou o tempo que degrada a ossada de um cadáver.

Champignon: fungo conhecido como Champignon de Paris e é muito cultivado no Brasil,. Cogumelo comestível com elevado conteúdo protéico e utilizado para o preparo de molhos, estrogonofes, pizzas e outras invenções gastronômicas.

Chapeleira: móvel que tem a função de armazenar chapéus, porta chapéus, que podem ter a forma de um cabideiro ou um móvel mais elaborado com cabides específicos para a função.

Chuva de Pedra: é a chuva de camadas de rochas vulcânicas.  Espalham material que se solidificam na superfície em contato com o ar. São expelidas durante a erupção vulcânica, pelo acúmulo de gases quentes.

Coro: conjunto vocal que se expressa pelo canto ou pela declamação. Grupo de vozes mistas.

Cosmocêntrica: centrado no Cosmo, no Universo. Ciência que estuda a Astronomia que trata da origem e evolução do Universo, que se coloca no centro.

Cravo: flor do craveiro.

Criado-Mudo: pequeno móvel utilizado na cabeceira da cama, para manter objetos como abat-jours, despertador, penico. Substituindo a função cumprida por um mordomo ou criado em casas de famílias abastadas.  Geralmente contem aparador, gaveta e armário (para o penico).

Cristocêntrica: centrado em Jesus Cristo, no Cristianismo. Que estuda o pensamento a partir de Cristo, tendo-o como centro de tudo.

Crosta Terrestre Planetária: camada superficial sólida, que circunda a Terra. Menos densa do que as camadas inferiores, ela é fina o suficiente para se quebrar como placas que se movem umas às outras. Constituída principalmente de granito.



Deus: ser infinito, criador do Universo, princípio supremo de explicação da existência humana, da ordem e da razão universal. Absoluto.

Deuscêntrica: centrado em Deus, o criador do Universo, o infinito, objeto de culto, a explicação de tudo.

Deus Trovão: o mais forte entre deuses e homens. Sua projeção tradicional é um ser humanizado com cabelos ruivos ou vermelhos e barba, de grande estatura. Representa a força da natureza, sempre com um martelo na mão.

Diabo: entidade sobrenatural maligna da tradição cristã, também conhecido como demônio, satã, lúcifer.  Na verdade foi um anjo, querubim, expulso dos céus por ter criado uma rebelião de anjos contra Deus com o intuito de tomar–lhe o poder. É apresentado na cor vermelha, com feições humanas, chifres, rabo pontiagudo e tridente na mão. Aparece em outras religiões com outras formas e denominações, algumas como o comunicador entre o astral e o físico.

Dinossauros: animais vertebrados de dimensões gigantescas que formavam um grupo diversificado e que dominaram a Terra a milhões de anos e foram extintos por um meteorito.



Egocêntrico: aquele que vive só para si, ao próprio eu, centro de todo interesse, egoísta, que trata pura e exclusivamente de seus interesses pessoais, egoísta. Adoração de si, cultua o seu eu.

Enxofre: elemento químico, cristalino, amarelo, com forte odor característico. O cheiro de enxofre denuncia a presença do “capeta”.

Escarradeira: recipiente geralmente redondo com um furo central de porcelana, de fabricação alemã, francesa ou chinesa onde se escarra, se gospe. O escarrador foi muito utilizado no Brasil por algumas famílias de posse no século XIX. Era elegante ter um par dessas peças, que eram utilizadas por homens que geralmente fumavam cigarros de palha ou tinham problemas com pigarra enquanto conversavam na sala de estar da casa. Utilizavam-se das peças guspindo e expressando educação.

Escrituras: são textos sagrados de inspiração divina ou concebidos diretamente por Deus, conhecidas também como Sagradas Escrituras. A maioria das religiões possui suas Escrituras, consideradas segredo e só reveladas aos fieis. São sempre infalíveis e inalteráveis, tratando sobre o sentido profundo da vida e obrigações dos homens, segundo a vontade de Deus.

Estrada: São vias rurais (ou não), pavimentadas (ou não), utilizadas para o deslocamento de veículos ou até pedestres, dependendo de sua localização.

Estrela: astro cintilante da esfera celeste. Com cinco ou seis pontas que se irradia de um centro. À noite ajuda a iluminar a Terra juntamente com a Lua. Pessoas com brilho próprio, famosas.

Extra-Terrestre: ou extra-terreno. Tudo que é de fora do planeta Terra. São outros seres vivos, inteligentes ou não. Conhecidos pela sigla ET.



Fim do Mundo: existem várias explicações religiosas, filosóficas, folclóricas e até fantasiosas referentes ao fim do mundo. De acordo com cada pensamento, há uma explicação relativa ao que seria o fim dos tempos ou o derradeiro destino da civilização e destruição deste planeta. Pensamentos foram profetizados em textos sagrados ou outros. Várias idéias e ações de um capitalismo agressivo que se vive ambientalmente falando, põe em um processo de destruição da vida humana e do planeta. Acredita-se também que haverá uma transformação coletiva da humanidade, não o fim definitivo do planeta, mas o fim de uma era que dará o começo de uma nova fase. Um estado de mudanças das condições do mundo de forma consciente em novas condições de vida de forma esclarecida.

Funcionário Público: servidor público que mantém vínculos de trabalho em entidades governamentais (municipais, estaduais ou federal). Seu pagamento sai da arrecadação pública. Defende o serviço público e tem obrigações com a cidade e a população. Exerce cargos ou funções.

Furada: conversa à toa, sem fundo, com um grande e profundo buraco, vazia sem nexo.



Hino: cântico com letra e musica de veneração, louvor. Invocação solene que exalta o valor de algo ou de alguém, exprimindo entusiasmo, contentamento, admiração e elogio. Geralmente ufanista e kitsch.

Hipócrita:  falso, fingido, vazio. Superficial.

Honrorabilíssimo: qualidade de honrável, digno de ser honrado. Que honra, que tem virtudes, talentoso, corajoso. Exaltado às honras que possui. Endeusado.



Impuro: que não tem pureza, sórdido, imundo, individuo não integro. Que não merece as honras dos céus.

Inferno: espaço subterrâneo, localizado nos confins abaixo dos céus. Lugar incendiado, dominado por demônios e habitado por almas de mortos, que morreram em estado de pecado.

Inverno: Estação do ano, tempo frio, estação de chuvas.



Juizo Final: depois do fim dos tempos, as cidades se queimarão. Ocorrerá a segunda chegada de Jesus Cristo, os mortos ressuscitarão e serão reunidos para serem julgados, haverá o juízo final e eterno dos homens, por Deus como juiz. Levando-se em conta os atos praticados por eles. Será o fim da raça humana, em outro plano espiritual.  E a chegada de uma nova dimensão.

Justos: imparciais, íntegros, exatos, precisos, legítimos. Equilibrados que pensam no coletivo, nos outros indivíduos.



Lava: rochas vulcânicas que se derramam derretidas, abrasadas, durante uma erupção vulcânica.

Leão de Asas de Águia: símbolo da Babilônia. Segundo o profeta Daniel, que teve visões em seus sonhos, assim os descreve “ventos se chocaram sobre o mar...grandes animais emergiram...” sendo o Leão com asas de águia, o leopardo com 4 cabeças e asas de aves, além de outros animais. Simboliza força, grandeza e majestade.

Leopardo de 4 Cabeças: O profeta Daniel assim os descreve “ventos se chocaram sobre o mar...grandes animais emergiram...”, o leopardo com 4 cabeças e asas de aves, além de outros animais. Simbolizam força, grandeza e majestade.

Liberdade: ato de independência, autonomia, sem seguir dogmas religiosos ou morais limitadores. Age por decisões próprias, segundo suas determinações.

Lírio: planta da família das liliáceas, constituídas de flores alvas, simples e perfumadas.  Exóticas, originárias da Ásia, são consideradas ornamentais. Conhecidas também como açucenas, lis. Simbolizam a pureza e a inocência.

Lua: corpo celeste que orbita o planeta. Foi visitado por humanos e não foi encontrado nada além de água e crateras. A sua superfície possui varias crateras de impacto, resultante de colisões por meteoros, asteróides e cometas, têm água em estado sólido e água congelada.  A Lua marca as marés e influencia o crescimento das plantas aqui da Terra. O símbolo da Lua aparece em várias situações religiosas, como nos pés das imagens de Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Aparecida, além de outras religiões, pois a Lua crescente representa a feminilidade da mulher.  É o planeta da maternidade, pois os ciclos lunares influenciam a gravidez, o parto. As ovulações ocorrem na Lua Cheia e as menstruações na Lua Nova. Cabeleireiros também costumam se utilizar dos ciclos da Lua para os cortes de cabelos de clientes, pois crescem saudáveis e não caem. Diz-se que quando alguém está “com a cabeça na Lua”, significa que a pessoa está apaixonada, que é alienada, fora de uma determinada realidade ou desligada do ambiente a que pertence.

Luz: claridade, luminosidade. A luz brilha como resultado da difusão da luz do sol pelas moléculas na atmosfera.



Maconheiro: individuo consumidor de maconha. Cientificamente é denominada como Cannabis Sativa, também conhecida como erva, marijuana e outras denominações cujas flores e folhas são previamente secas. Causa um resultado químico psicoativo. Seu consumo humano teve inicio no 3º milênio AC. Utilizado para fins recreativos, religiosos e espirituais.  Ou ainda para efeitos medicinais.

Madona: termo de origem italiana traduzida como “minha senhora”. Representa Maria, virgem, que concebeu seu filho Jesus Cristo pela ação divina do Espírito Santo. Considerada a primeira adepta do cristianismo. Nasceu em 08 de setembro, filha de Sant’Ana e São Joaquim. É dela a frase “não tem mais vinho”, produzindo assim o primeiro milagre de Jesus Cristo que transformou água em vinho.

Mar de Lava: quantidade de material geológico quente, que um vulcão expele durante uma erupção. Forma uma grande extensão, parecendo um mar.

Merda: material fecal, excremento, dejetos. Indica desprezo e repulsão. No teatro indica boa sorte numa estréia.

Metralhadora Bucal: pessoa sem papas na língua, que fala sem parar causando grande constrangimento.

Minas Gerais: uma das 27 unidades federativas que formam o Brasil, tendo como capital a cidade de Belo Horizonte. Possui muitas cidades erguidas durante o ciclo do ouro no século XVIII e reconhecidas como significativo patrimônio cultural. Os desbravadores da região, que teve inicio no século XVI, eram bandeirantes paulistas que buscavam ouro, pedras preciosas e escravos indígenas. Muitos que se instalaram nos povoados eram cristãos-novos (ex-judeus) que deixaram termos de origem hebraica como “uai”, que significa estar surpreso.

Ministro: funcionário publico de nível mais elevado. Responsável pelo Ministério público.

Murano: Uma das Ilhas localizadas na Lagoa de Veneza, local famoso pela grade produção de objetos de vidro. Começou com a fabricação de miçangas de cristal e espelhos até a fabricação de lustres. Já foi considerado o maior produtor de cristal da Europa. Numa das Igrejas de Murano abriga os ossos do dragão que matou São Donato, um bispo que virou santo. Foi escolhido bispo, quando entrou numa igreja e as velas se acenderam e os sinos começaram a tocar sozinhos.



Neblina: A neblina é a condensação que ocorre junto à superficie, causada pelo resfriamento do ar quente e úmido quando entra em contato com um solo frio ou superfície líquida. O ar quente perde calor para o solo frio ou para a água e se esfria, fazendo com que o vapor de água se condense. Novo Mundo: denominação geralmente utilizada após a descoberta da América por Cristóvão Colombo. Porém trata-se aqui do mundo prometido, o mundo da utopia e perfeição do qual os humanos estarão integrados ao universo de uma forma muito estreita. Não haverá mais doenças, ninguém morrerá, conviveremos a eternidade, não teremos problemas financeiros, viveremos somente para o amor e o aperfeiçoamento do próximo. Viveremos a liberdade infinita, não teremos mais karmas a pagar. Todos passarão a fazer parte da um só Universo, conscientes que somos parte de Deus, parte de um só corpo. Viveremos de forma honesta, clara e sincera. Participantes de uma sociedade multidisciplinar, constituída de mortos e vivos, juntamente com extraterrestres e tantas outras formas de vida até então desconhecidas para nós terráqueos. Seres viventes como os animais e tantas outras formas de vida até então inéditas e desconhecidas por nós. Com pensamento consciente. Alcançando a individualidade e o respeito ao próximo, tendo à felicidade, a naturalidade, a espontaneidade, integrada a comunidade e ao meio ambiente natural e construído no caminho da arte e da livre expressão.

Oceano Atlântico: é uma divisão de águas marítimas terrestres que circundam os continentes que separam a Europa a África e a América.  Atlântico vem de Atlas, deus Grego condenado a sustentar os céus para sempre. Atlas, o primeiro Rei da Atlântida, foi casado com Pleione com quem teve 7 filhas chamadas Plêiades e 7 filhas ninfas chamadas Hespériades.

Orquestra: conjunto de músicos, dirigidos por um regente que executa apresentações musicais utilizando se de diversos instrumentos.



Pagão: individuo não batizado, descristianizado.

Paisagem Urbana: exprime visualmente um espaço coerente e organizado dentro de um conjunto de edifícios, ruas e espaços que constituem o ambiente físico urbano.

Pecador: quem transgride preceitos religiosos da tradição Cristã. São 7 causas graves catalogadas pela Igreja na Idade Média, consideradas como pecado: Avareza, Gula, Inveja, Ira, Luxúra, Orgulho e Preguiça.

Pedra: fragmento de material de substancia mineral, duro e sólido. Produto das rochas da natureza.

Pimenta: condimento ardido, considerado afrodisíaco, muito utilizado na gastronomia internacional. Brejeirice, pessoa esperta, inquieta.

Pimenta Malagueta: condimento muito ardido, utilizado na gastronomia internacional.

Poltrona Berger: cadeira de braços almofadados, vitoriana, muito utilizada na Inglaterra do século XIX, confortável e mundialmente conhecidas. Pode fazer conjunto com sofá e duas poltronas, em sala de estar ou escritórios.

Puros: pessoas imaculadas, inocentes, cândidas, virginais, verdadeiras, ingênuas, castas. Sem embaraços morais e/ou físicos.

Pluma: pena de ave e de vegetais utilizadas como adorno em indumentárias e fantasias.



Reino Celeste: reino da vida eterna. Relativo ao céu, sobrenatural, divino.

Rendezvous: espaço para reunião planejada, local de encontro de amantes.

Reza: ato ou efeito de orar, prece para benzer, afastar o mal, súplica religiosa através de leitura ou fala poética previamente decorada e reconhecida como oração.

Rosa: flor criada e cultivada por Maria mãe de Jesus Cristo.



Santo André: Município da região metropolitana de São Paulo e integrante de um conjunto de municípios conhecido como Região do ABC. Tem como origem o nome da Vila de Santo André, fundada em 1553 por João Ramalho, que se uniu à Índia Bartira, filha do Cacique Tibiriçá da tribo dos Guaianases. A Vila foi governada por Ramalho como alcaide-mor. Porem, devido rivalidades entre os padres Jesuítas de Piratininga e o alcaide, mais os conflitos com indígenas a Vila foi transferida para os Campos de Piratininga em 1560. Em 1889 foi instalado o município de São Bernardo, que depois de sucessivas independências formaram os municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá e Rio Grande da Serra. O nome de Santo André ressurgiu em 1910 com a criação do distrito da Estação às margens da Estrada de Ferro São Paulo Railway, no antigo Município de São Bernardo que abrangia a Região do ABC.

Santos: Município portuário localizado no litoral norte do Estado de São Paulo. Abriga o maior porto da America Latina, responsável pela economia da cidade, ao lado do turismo e pesca. Durante bom tempo a comercialização do café desenvolveu grandes construções de edificações no centro antigo da cidade, hoje reconhecidas como patrimônio cultural: Bolsa Oficial do Café transformado em Museu do Café, galpões de guarda de cafés, hotéis e outros estabelecimentos comerciais e residenciais da época do apogeu de ouro da economia cafeeira.

Satanás: ver item diabo.

Satanistas: vem de satanismo, crença centrada em torno das forças da natureza humana sem submissão à divindades ou códigos morais. Prega a liberdade individual do ser ao contrário dos dogmas religiosos, a amizade e o conhecimento. Na busca da felicidade elevada através do individualismo praticam a adoração ao Satã, na magia negra, nas orgias sexuais, com influências ritualísticas de cerimônias e ocultismo, credos de magia negra. O maior bem é a procura de prazeres moderados de forma a atingir um estado de tranqüilidade e de libertação do medo, ausência de sofrimento corporal através do conhecimento dos desejos buscando uma vida feliz e aprazível do qual os temores perante o destino dos deuses e da morte são definitivamente eliminadas à procura da felicidade.

Serra: cadeia de montanhas com picos e quebradas, elevações de grandes rochedos.

Serra do Mar: cadeia montanhosa do relevo brasileiro ao longo do litoral que sai do Estado do Espírito Santo até Santa Catarina. Formando blocos, picos e outras formas de relevo. Com grande parte de sua vegetação de mata secundária contendo grande defasagem da fauna, devido à caça descontrolada e corte de palmito.

Serpente: ofídios, peçonhentos, cobras que representam o mal, o caos, segundo a tradição bíblica. Bicho nocivo.

Sideral: relativo aos astros, celestial.

Sodoma e Gomorra: foi uma extensão que pertencia a uma planície constituída de cinco cidades Sodoma, Gomorra, Admá, Zebolim e Biela ou Zoar. Segundo o Antigo Testamento. Sodoma e Gomorra foram destruídas com seus moradores com chuva de fogo e enxofre por Deus devido à perversidade, à imoralidade, à desobediência a Deus, à falta de hospitalidade, à ganância e ao apego aos bens materiais, como propriedades proporcionadas a seus habitantes. Dois anjos haviam descido dos céus para visitar Abraão. À noite homens cercaram a casa de Ló (que os havia hospedado) para terem relações sexuais com os hóspedes.  Ló em defesa dos anjos ofereceu suas filhas virgens para saciar o desejo da multidão, que as rejeitaram. Os homens, que estavam próximos à porta da casa de Ló, foram cegados como castigo, os anjos retiraram Ló e sua família e deram ordens para que eles seguissem em direção à montanha sem que olhassem para trás. Iniciando assim a destruição de toda a planície da região. Segundo pesquisadores, em 2008 descobriram uma placa na região em questão contendo varias informações sobre posições planetárias. Também descreve um asteróide que se chocou contra a terra, deixando um rastro que gerou uma bola de fogo destruindo toda a planície, se assemelhando ao relato do Antigo Testamento que destruiu as cidades de Sodoma e Gomorra. Foi um evento meteorológico.

Sombra: espaço sem luz, escuridão causada pela interferência de um corpo opaco, que reflete uma parte sombria. Zona privada de luz, de iluminação. Parte de um corpo ou espaço que não recebe luz direta. Contorno de um corpo que se interpõe no foco luminoso.

Sol: Estrela central do Sistema Solar sendo que todos os corpos giram em seu entorno. O Sol é a energia em forma de luz solar armazenada em glicose por organismos vivos através de fotossíntese, processo do qual dependem os seres vivos que habitam a terra. Sendo o sol responsável pelo clima da Terra e dos fenômenos meteorológicos.



Taberna: casa onde se vende vinho, um dos espaços mais antigos que reúne admiradores de vinho.

Terra: Um dos quatro elementos que compões a Terra (água, terra, fogo e ar). Os espíritos que o representam na natureza são os Gnomos  Duendes e Ninfas que tem controle total sobre a terra.  A Terra é o símbolo sagrado da maioria das religiões, também tem poderes especiais. É a solidificação que integra o fogo a água e o ar. É o planeta em que vivem os humanos e muitas outras espécies de vida. Um dos maiores, mais maciços e densos do Sistema Solar. Conhecido como Mundo ou Planeta Azul. É constituído por materiais sólidos, líquidos e gasosos que formam uma massa redondamente abatatada.

Terço: objeto religioso em forma de colar constituído de várias contas e o crucifixo que compreende cinco mistérios da vida de Jesus Cristo e de Maria. Os mistérios são formados por um Pai-Nosso e dez Ave-Marias. Cada mistério recorda uma passagem importante da historia da Salvação. O terço foi entregue numa das aparições de Maria a São Domingos de Gusmão em Prouille, França.

Tiranossauro: considerado o dinossauro mais famoso. Vivia na América do Norte, conhecido como T-Rex, o Tiranossauro Rex (Rei em latim). Foi o primeiro dinossauro carnívoro e canibal (comiam os da mesma espécie) que teve a sua ossatura inteiramente reconstituída por cientistas.  Possuía crânio cilíndrico, grande e grossa cauda, pernas longas e musculosas, braços curtos e finos, três dedos em cada uma das pernas e dois dedos em cada braço. Com 5 metros de altura e 15 metros de comprimento, foi um dos maiores predadores da Terra com velocidade superior a 40 km por hora. Formavam grandes grupos familiares e praticavam violentas batalhas por comida e acasalamento entre os indivíduos da mesma espécie.

Tralha: base onde se prende o mastro da bandeira. Mas aqui, utilizada  de forma pejorativa, como bagagem, malas, sacolas, cacarecos, velharias, badulaques, bagulho. E algo que não tem serventia. Material de quem vai fazer uma viagem sem perspectivas de volta.

Trombeta: instrumento musical de sopro em forma de tubo afunilado que pode ser de metal, chifre, concha ou ainda um pedaço de vegetal.

Transporte Turístico: reúne infra-estrutura, desenvolve operações de viagens e veículos que tem como objetivo conduzir pessoas e mercadorias entre localidades. Pessoas interessadas em conhecer pontos de interesses, de lazer, de negócios, de cultura, para descanso e para o ócio através do deslocamento voluntário por um tempo e permanência a lugares diferenciados de suas residências e do seu trabalho. Quem organiza obtêm lucro.



Universo: Conjunto de tudo que existe, incluindo a terra, os astros, as galáxias e toda a matéria disseminada no espaço.

Universalcêntrica: pessoa centrada no universo.



Vila: Povoação, conjunto de pequenas habitações, em geral idênticas dispostas de modo que formam, ruas, praças, vielas, quadras.

Vulcão: estrutura geológica,  montanha geralmente de forma cônica que emana gases e partículas quentes como pedras e cinzas arremessadas para a superfície terrestre. Ejeta grande quantidade de poeira na atmosfera, interferindo no clima. Com grandes danos, causam um desastre natural, com erupção imprevisível. A palavra vem do Deus romano Vulcano. Deus do fogo.



Zero: Um número negativo sem valor numérico, definição do inexistente, representação do nada, da casa vazia, do espaço em branco, transformado em símbolo numérico de vazio.